05.09.22 | Brasil
Jovem judeu ajuda a criar teclado digital com caracteres de mais de 40 línguas indígenas
Dois jovens pesquisadores de Manaus, um deles da comunidade judaica, criaram um teclado digital - "Linklado" – com caracteres de mais de 40 línguas indígenas, contribuindo assim para a comunicação e sobrevivência dos dialetos nativos do Amazonas. Os estudantes Samuel Benzecry, de 18 anos, da Universidade de Stanford (EUA), e Juliano Portela, que cursa o ensino médio em Manaus, são os idealizadores do "Linklado". Juntos, eles desenharam o layout e desenvolveram o protótipo do teclado digital para o Windows e androides. Em conversa com a CONIB, Samuel Benzecry falou sobre a iniciativa:
Como surgiu a ideia de lançar um teclado digital com caracteres de mais de 40 línguas indígenas e como perceberam essa necessidade?
Em dezembro de 2021, minha professora de micologia - área da ciência responsável por estudar os fungos -, do INPA, Noemia Ishikawa, me apresentou esse problema (de falta de caracteres especiais e diacríticos usados em diversas línguas indígenas) e perguntou se eu teria alguma proposta de solução. Imaginei um teclado digital, mas por falta de habilidades, não consegui levar em frente o projeto. Meses depois, apresentei para o Juliano, que também havia enfrentado um desafio semelhante durante a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Linguística, da qual também participei. Nessa ocasião, tivemos que escrever um artigo para a Wikipedia sobre uma língua indígena. O artigo dele, sobre Wanano, exigia tais caracteres e, durante algumas transcrições de livros digitalizados para o artigo, teve dificuldades. Depois de apresentada a ideia e um layout que eu tinha desenhado como base para o protótipo do Linklado, Juliano programou ao longo de um fim de semana o teclado digital. Depois, apresentamos para Noemia e sua equipe, fazendo aperfeiçoamentos ao longo do caminho.
Você foi um dos jovens selecionados pela rede Ashoka, uma organização mundial que apoia iniciativas que beneficiem a sociedade. Como foi essa seleção?
Ao longo do último semestre de 2020, participei do processo seletivo da Ashoka como potencial jovem transformador. Foram diversas entrevistas e apresentações de outro projeto, o Grupo de Estudos Themis, até a fase final em dezembro, onde fui selecionado junto com outros 8 jovens transformadores da Amazônia.
Quando essa iniciativa será colocada em prática?
O Linklado já está disponível na Play Store (aparelhos Android) e Windows Store.