15.09.22 | Brasil

Projeto “Criando com Anne” busca estimular jovens do Borel a contar suas histórias, como fez a jovem judia

O projeto “Criando com Anne”, idealizado e realizado por Clarissa Kahane, Heder Braga e pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro, com patrocínio do Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn, tem como objetivo estimular jovens da comunidade Indiana, no Complexo do Borel, no Rio, a contar suas histórias, como fez a jovem judia morta durante a Segunda Guerra. 

À CONIB, Clarissa Kahane explicou como foi desenvolvido o projeto: “Você conhece o ‘Diário de Anne Frank’? Foi o que perguntamos a 25 jovens da comunidade de Indiana, localizada no Complexo do Borel, no Rio”. Eles receberam em mãos um exemplar do livro e ainda terão acesso a aulas e vivências sobre o tema, diz ela. 

É claro que não se pode comparar o contexto vivido por Anne Frank durante a Segunda Guerra com uma cidade como o Rio de Janeiro hoje, mas a situação de vulnerabilidade em que vivem muitos jovens no Borel é semelhante à dela e cria a empatia necessária para envolver esses jovens no projeto, avaliam os criadores. 

Uma Oficina Criativa, com a participação desses jovens de 12 a 17 anos, foi montada com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, na comunidade, com o projeto “Cartas para Anne Frank”. O “Criando com Anne” mantém a mesma estrutura, oferecendo aos jovens oficinas, distribuição de livros, exibição de filmes, debates e atividades que estimulam a leitura e o desenvolvimento artístico. Essa segunda edição será desenvolvida com base na obra "O menino do Pijama Listrado”, traduzido em vários idiomas e, que inclusive, virou filme. 

Nesse projeto, cada participante deve escrever uma carta para Anne e gravar um vídeo de até um minuto, falando sobre a sua realidade. Ao final, será selecionada uma carta e o autor será presenteado com um smartphone - na edição anterior o finalista recebeu um laptop. Todos os jovens participantes vão receber uma cesta básica. 

O projeto, segundo os autores, busca estimular os jovens, através de suas vivências pessoais, a exporem a sua realidade, desenvolvendo a sua criatividade e o senso crítico. 

Para isso, foi planejada uma série de encontros: 

– 1º Encontro -14/9 Leitura e debate sobre o livro “O Menino do Pijama Listrado”; 

– 2º Encontro – 21/9 – Oficina de Literatura; 

– 3º Encontro – 28/9- Sessão de cinema com o filme ” O Menino do Pijama Listrado”; 

– 4º Encontro – 5/10 – Oficina Criativa; 

– 5º Encontro –12/10 Confraternização e premiação dos jovens. 


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação