15.09.22 | Brasil
CONIB reafirma confiança na ação do Ministério Público contra nova onda de ataques à comunidade judaica nas redes sociais
Matéria de Carlos Briggs, da Band News e UOL, citou a nova onda de ataques e ameaças nas redes sociais de um segmento evangélico à comunidade judaica e a posição da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) sobre essas ações. “O Ministério Público tem se sensibilizado e está mobilizado com a questão e é o que estamos estimulando. Não vamos nos acovardar, não vamos ficar quietos e permitir que alguém possa abrir caminho para repetir episódios lamentáveis do passado”, disse o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.
Nos últimos meses, centenas de judeus tiveram as redes sociais invadidas por seguidores do pastor Tupirani da Hora Lores, líder da igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo. Ele já foi condenado pela Justiça Federal a 18 anos e seis meses de prisão por crimes de racismo e ódio contra judeus, em ação movida pela Confederação Israelita do Brasil, CONIB, e pela Federação Israelita do Rio de Janeiro, Fierj.
O diretor de Segurança da CONIB, Octávio Aronis, considerou pertinente a decisão, no último dia 5, da 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que determinou que o YouTube promova a exclusão de quatro canais e todos os vídeos postados pela Igreja Geração Jesus Cristo, do radical religioso Tupirani da Hora Lores. “A determinação judicial é pertinente tendo em vista que o radical religioso foi condenado a 18 anos de prisão por ataques a judeus na internet”, disse Aronis.