06.10.22 | Brasil
Federações israelitas celebram as Grandes Festas com eventos presenciais pela primeira vez após a pandemia de Covid
As federações israelitas do País celebraram as Grandes Festas – Rosh Hashaná e Yom Kipur -, pela primeira vez após a pandemia de Covid-19, com eventos presenciais.
Neste ano a Associação Cultural Israelita de Brasília - ACIB - voltou a comemorar sem restrições o Rosh Hashaná em sua sede, após dois anos funcionando de forma híbrida e mais controlada. Cerca de 80 pessoas compareceram à primeira noite de Rosh Hashaná e, na terça-feira (27), os eventos na ACIB contaram com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e de seu marido, Tobias Szylit. “É gratificante voltarmos à normalidade plena celebrando todos juntos um grande chag como este, marcando o início do ano de 5783 e desejamos que seja de muita saúde, doçura e realizações”, disse a presidente da ACIB, Tamara Socolik.
Houve celebrações de Rosh Hashaná também na Embaixada de Israel no dia 21.
O Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN), sob a presidência de Flavio Hebron, também reuniu a comunidade no dia 26 para o seder de Rosh Hashaná, que contou com a presença de 50 pessoas na sede e na Sinagoga Braz Palatnik.
A Congregação Israelita Capixaba, sob a presidência de Douglas Miranda, reuniu 40 pessoas em sua sede no início de Rosh Hashaná e, no dia 26 pela manhã. E teve o primeiro Yom Kipur com a Torá que recebeu do Memorial Scrolls Trust, de Londres. "Cerca de 48 pessoas vieram à sinagoga celebrar este momento", disse Douglas Miranda.
Messody Bennesby, presidente da Sociedade Israelita de Rondônia, disse que a comunidade se reuniu no domingo (25) na sede da instituição para celebrar o Rosh Hashaná.
A Associação Israelita Catarinense - AIC realizou evento de Rosh Hashaná no dia 25 no clube Paula Ramos. “Na oportunidade, tivemos aproximadamente 80 pessoas. Na segunda (26) pela manhã, tivemos liturgia na sinagoga. No período vespertino do mesmo dia 26, tivemos Tashlich na lagoa da Conceição, local que é um dos cartões postais de Florianópolis”, destacou o presidente da AIC, Eduardo Gentil. A AIC também realizou eventos presenciais de Yom Kipur nos dias 4 e 5.
O site G1 divulgou vídeo sobre a celebração do Yom Kipur em Recife. "Com muita alegria o Centro Israelita de Pernambuco retomou neste ano as celebrações das Grandes Festas de forma presencial. "Em Rosh Hashaná contamos com a presença do rabino Clifford Kulwin e no Yom Kipur com o chazan Luis Sergio Prist. Foram momentos muito significativos em que parcela expressiva de nossa kehilá se fez presente, enchendo o salão de nossa sede. Sentimo-nos energizados para iniciar um ano de intensa vida comunitária", segundo afirmou a diretoria da instituição.
Yom Kipur em Brasília:
As demais federadas também celebraram o início e o fim do jejum de Yom Kipur, nesta quarta-feira (5), com eventos presenciais.