01.11.22 | Brasil
Coordenador do Museu do Holocausto conta em livro a história da avó que sobreviveu ao nazismo e veio morar no Brasil
Carlos Reiss, coordenador do primeiro Museu do Holocausto do País, localizado em Curitiba, está lançando o livro “Entre as sombras e os sóis”, em que resgata a história da avó Sara, que sobreviveu ao nazismo. “Como coordenador do Museu do Holocausto, diariamente, contamos histórias de vítimas desse genocídio e transmitimos suas lições éticas. Este é um dos princípios pedagógicos: personificar a Shoá. Dar os nomes, mostrar os rostos, humanizar, criar empatia, desenvolver a alteridade. Fugir de números, de estatísticas, de datas aleatórias e de informações enciclopédicas“, diz ele. “A tarefa de contar a jornada de minha avó paterna Sara e de traçar nossas raízes não foi das mais fáceis. O trabalho de imortalizá-la por meio da escrita englobaria uma imersão consciente em capítulos obscuros não apenas dela, mas da história do povo judeu – que já não vive, em grande parte, nos locais onde viviam nossos recentes antepassados”, diz ele.
Reiss conta que a avó veio para o Brasil ainda jovem, depois de passar pelo gueto de Lodz e por campos de concentração e extermínio, incluindo o complexo de Auschwitz. Ele destaca a força interior e a capacidade de resiliência da avó para construir uma nova família e criar seus três sóis (filhos), após perder tudo e todos em meio às sombras e à escuridão do genocídio.
A obra (cujo título é inspirado na canção “Minha Casa”, do compositor Zeca Baleiro), é a segunda publicação de Reiss.
O livro terá lançamento em Curitiba em 20 de novembro e em Belo Horizonte em 4 e 5 de dezembro. “Entre as sombras e os sóis” pode ser adquirido no site da editora: www.editorafolhasderelva.com.br.