14.11.22 | Brasil
Times de futebol adotam a estrela amarela em uniformes para lembrar a Noite dos Cristais Quebrados
Vários clubes brasileiros de futebol que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro realizaram ações em homenagem ao Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo e para lembrar a Noite dos Cristais Quebrados, de 9 para 10 de novembro de 1938, em que símbolos e locais judaicos foram destruídos em toda a Alemanha e Áustria, marcando o início do Holocausto.
A mobilização incluiu a publicação de posts sobre o tema nas redes sociais e também outras iniciativas para além do mundo virtual. O São Paulo entrou em campo com uma Estrela de Davi amarela estampada no alto da camisa dos jogadores na partida contra o Internacional na terça-feira (8).
O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Marcos Knobel, esteve presente no estádio do Morumbi e elogiou a iniciativa do clube. “Usar a Estrela de David amarela em seu uniforme, como os judeus foram forçados a carregar pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, é um gesto muito importante de que o São Paulo FC abraça: a nossa luta diária contra o ódio, preconceito, racismo, antissemitismo e negação do Holocausto”.
Outro time que trouxe a estrela amarela no uniforme foi o Fluminense, na vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, ocorrida no último dia 9 no Maracanã. Em post publicado nas redes sociais, o clube explicou a iniciativa.
Essa estrela amarela foi utilizada na Alemanha e nos demais países ocupados pelos nazistas durante as décadas de 1930 e 1940, como forma de identificar os judeus. Calcula-se que seis milhões de judeus tenham sido assassinados durante esse período.