10.01.23 | Brasil
Projeto “Obrigado São Paulo” promove evento para agradecer por acolhimento a sobreviventes do Holocausto
Após a II Guerra Mundial, centenas de sobreviventes do Holocausto encontraram refúgio na cidade de São Paulo. Eram judeus alemães, húngaros, poloneses, romenos, holandeses e tantas outras nacionalidades que escaparam do massacre nazista.
Chegaram em São Paulo nas décadas de 1940/1950, sem dinheiro e sozinhos, muitos perderam toda a família na tragédia que aconteceu na Europa.
Foram recebidos de braços abertos pelos paulistanos com carinho e respeito.
Puderam trabalhar, reconstruir suas vidas destruídas, casaram, tiveram filhos e netos, todos paulistanos. Os sobreviventes do Holocausto nunca sofreram em São Paulo as ameaças e as restrições ocorridas na Europa por serem judeus.
25 de janeiro é aniversário de São Paulo, 27 de janeiro é Dia Mundial em Lembrança das Vítimas do Holocausto.
A partir dessa constatação, Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo, autores de diversos livros e filmes sobre o tema, criaram o projeto “Obrigado Paulistanos” onde quatro sobreviventes do Holocausto, representando todos os que vieram para esta cidade, tem a oportunidade de agradecer em público a todos os paulistanos por essa calorosa recepção e pela possibilidade de refazerem suas vidas.
Nascidos em países europeus, os sobreviventes se consideram brasileiros e paulistanos.
O Memorial do Holocausto de São Paulo, o StandWithUs e a Federação Israelita de São Paulo apoiam a campanha.
São cinco filmes de 30” para TV e Internet e cinco anúncios para mídias online e off line.
Já confirmaram apoio na mídia a TV Globo, SBT, Band, TV Jovem Pan, CNN, Record News, Samsung TV Plus, Fashion TV, Prime Box Brasil, revista Caras, revista Hebraica, Tribuna Judaica, relógios na cidade, e outros virão.
Os Shoppings Paulista e Vila Olímpia farão uma exposição de fotos de sobreviventes.
Em 27 de fevereiro, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, será conferido diploma aos sobreviventes em reconhecimento à sua história vivida no período do Holocausto e por seus trabalhos prestados à cidade de São Paulo, numa iniciativa de Pitliuk junto com o vereador Daniel Annenberg.
A agência de publicidade Rai Propaganda colaborou na produção da campanha, a produtora de som Ultrassom fez a trilha dos filmes que contou com o apoio do Maestro João Carlos Martins que cedeu um violinista e um flautista.
Segundo Marcio Pitliuk, “a população de São Paulo merecia esse agradecimento há muito tempo e os sobreviventes ficaram muito felizes com a oportunidade de dizer “Obrigado paulistanos” a cidade que os acolheu”.