28.02.23 | Brasil

Decradi vai investigar crime de apologia ao nazismo em desfile de bloco no Rio

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou inquérito na segunda-feira (27) para apurar crime de apologia ao nazismo no desfile de grupo de bate-bolas que usou fantasias com o rosto do ditador Adolf Hitler para desfilar por ruas de Madureira, na Zona Norte do Rio. A delegada Rita de Cassia Salim Tavares explicou que foi expedido ofício para a Secretaria Municipal de Cultura para identificar os responsáveis pelo bloco.

O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio (Fierj), Alberto David Klein, esteve na Decradi nesta segunda e também pediu uma investigação sobre o caso. Em declarações ao G1, ele disse que espera que a apuração possa indicar os autores e que sejam punidos os que fazem apologia ao nazismo. Klein disse ainda que a Fierj vem atuando para que não se permita a banalização do Holocausto, ou a exaltação a Adolf Hitler e sua obra, cujo teor é racista.

A vereadora Teresa Bergher, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores, também se pronunciou sobre o caso. Ela considerou crime o uso das fantasias e informou que registrou um boletim de ocorrência contra o grupo. Ela lamentou que os Clóvis - como também é conhecido o grupo de bate-bolas -, que fazem parte da cultura e tradição da cidade, usem uma imagem que só remete à morte, à barbárie, aos crimes contra a humanidade.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação