28.03.23 | Brasil
6º FestRio comemora em praça de Ipanema os 75 anos de Israel e da FIERJ
A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi palco do 6º FestRio Judaico, neste domingo (26). O evento, que já faz parte do calendário carioca, teve entrada gratuita e atrações especiais, dentre elas as cantoras Fortuna e Varda, Dani Flomin, ator, cantor e compositor e o grupo de dança da Sociedade Síndrome de Down do RJ. O apoio e patrocínio para a realização do evento, junto à Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), foi da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
O presidente da FIERJ, Alberto David Klein, durante o dia, recebeu os secretários municipais Marcelo Calero, de Cultura, e Brenno Carnevale Nessimian, de Ordem Pública. Também o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle e o vereador Marcelo Arar.
“Conseguimos, por mais um ano, promover o FestRio e fazemos esta festa com o objetivo de trazer tanto para a nossa comunidade como para a comunidade maior uma mostra das nossas tradições e dos nossos valores. Pensamos que, dessa forma, estamos combatendo o antissemitismo e promovendo a tolerância. Estamos enfrentando o preconceito com conhecimento. Abrindo as portas e trazendo todos para apoiarmos a coexistência, a convivência com respeito. A festa é fundamental, ainda mais neste momento em que a nossa sociedade precisa tanto de pacificação social”, disse Alberto Klein.
Marcelo Calero, secretário municipal de Cultura, disse que o FestRio judaico celebra a diversidade da cultura carioca: “A grandeza da nossa cultura está, justamente, no fato de que temos múltiplas culturas que forjam, que formam, a nossa identidade. É claro que a comunidade judaica e todas as suas tradições fazem parte desse todo. Estamos, portanto, no processo de valorização da cultura carioca por meio das contribuições e das tradições da comunidade judaica.”
O vereador Marcelo Arar lembrou que é autor da lei que instituiu esta data comemorativa no calendário da cidade do Rio de Janeiro. “É fundamental celebrarmos as influências da comunidade judaica em nossa cidade. Temos quase 30 mil judeus no Rio de Janeiro e este FestRio judaico é uma grande festa. Temos de agradecer aqui ao empenho do presidente da FIERJ, Alberto Klein, e à Prefeitura por estar acontecendo”.
Brenno Carnevale Nessimian, secretário de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, afirmou: “Queremos que a comunidade, as famílias ocupem o espaço público para que haja confraternização, como ocorre neste domingo de encontros, e com a Prefeitura oferecendo seu apoio, segurança e ordenamento.”
E o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, afirmou: “É uma grande honra estar, aqui, na Praça Nossa Senhora da Paz, celebrando a cultura judaica com toda a comunidade da cidade do Rio de Janeiro, em um evento que mistura não só a gastronomia, mas traz as escolas e a música, a dança. Esta festa já é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. A Subprefeitura dá todo o apoio, desde a organização, no pré-evento, até o pós-evento, com muita satisfação”, declarou Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.
Na foto abaixo estão Suzana Bennesby, diretora de eventos da FIERJ, o vereador Arar e o presidente da FIERJ, Alberto David Klein