Revista traz entrevista com autora de livro sobre esquema para salvar crianças judias durante a ocupação nazista na Holanda - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

30.05.23 | Mundo

Revista traz entrevista com autora de livro sobre esquema para salvar crianças judias durante a ocupação nazista na Holanda

Matéria de Larissa Beani na revista Galileu traz entrevista com a escritora holandesa Elle van Rijn, autora do livro "Órfãos de Amsterdã", sobre um grupo de educadoras que ajudou a salvar mais de 600 crianças judias durante a Segunda Guerra. No livro, a escritora relata como as funcionárias de uma creche se organizaram para montar um esquema de resistência e sobrevivência durante a invasão nazista da Holanda, em maio de 1940. O local acabou se tornando uma via para que crianças judias fossem salvas. Assim que os pais eram convocados a se apresentar em campos de concentração, eles deixavam os filhos pequenos com as cuidadoras, que então formavam uma rede que levava essas crianças para famílias não judias que aceitavam protegê-las. Esse projeto de resistência salvou cerca de 600 bebês até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Na entrevista, a autora conta como conheceu a cuidadora judia Betty Goudsmit-Oudkerk, que foi uma das principais funcionárias a contribuir para o resgate dessas crianças. Antes de morrer aos 96 anos, em junho de 2020, ela conversou com Elle van Rijn e contou detalhes de como funcionou o esquema para salvar crianças. “Órfãos de Amsterdã” foi lançado no Brasil em janeiro de 2023, pela editora Melhoramentos.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação