28.05.25 | Brasil
Consulado celebra a Independência de Israel em evento na Hebraica
O Consulado de Israel em São Paulo realizou, no Clube A Hebraica, um coquetel na noite de segunda-feira (26) para celebrar os 77 anos da Independência do Estado de Israel.
O evento reuniu autoridades, diplomatas, líderes políticos e da comunidade judaica e representantes religiosos. A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Benjamin Back, que destacou a importância histórica e cultural do Estado de Israel para judeus ao redor do mundo.
Falaram no evento Fernando Rosenthal, presidente da Hebraica; Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB); Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP); o deputado estadual Danilo Campetti, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da União Brasil e Israel; Samo Tosatti, chefe da Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, e Andre Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil.
Em seu discurso, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, reforçou a necessidade de se combater as fake news e o antissemitismo, especialmente após o massacre de 7 de outubro de 2023, considerado a maior tragédia contra judeus desde o Holocausto. Erdreich também ressaltou a urgência na libertação dos 58 reféns ainda mantidos em cativeiro pelo grupo terrorista Hamas.
Claudio Lottenberg afirmou: “Nós, aqui no Brasil, comemoramos não apenas o Dia de Jerusalém e a sua reunificação. Falar de Jerusalém é falar de Israel e quando falamos de Israel falamos da sua capital, que é Jerusalém. Aliás, é uma trajetória de um Estado marcada pela coragem, pela fé e pela resiliência, que transcende o tempo e o espaço. Israel, é verdade, foi constituído como um Estado moderno em 1947 por decisão de uma Assembleia das Nações Unidas decidida por um brasileiro (Osvaldo Aranha) que, naquela época, exercia atividade diplomática que muito orgulhava a nós brasileiros”.