10.06.25 | Brasil
Governadores e secretários de estados do Brasil visitam Israel em busca de parcerias
Uma delegação de governadores e secretários de estado do Brasil iniciou visita de uma semana a Israel para conhecer novas tecnologias e realizar parcerias em áreas como inovação, saúde, segurança pública, agricultura e inteligência artificial. A missão segue até o dia 14 de junho com programação intensa, com participação, inclusive, num aguardado Painel sobre Tecnologias Agrícolas, no qual serão discutidas soluções inovadoras para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e aumentar a produtividade rural.
José Eduardo Pereira Filho, secretário executivo do BrC, destacou a importância da visita: “O encontro que tivemos com o presidente Isaac Herzog foi uma recepção muito acolhedora com toda a comitiva do Consórcio Brasil Central, os nossos governadores, primeiras-damas e secretários de estado. Cumprimos aqui neste grande país uma missão voltada para a observação e a possibilidade de realização de grandes parcerias em segurança pública, saúde, inovação, tecnologias, inteligência artificial. Temos durante uma semana inteira grandes compromissos dentro da iniciativa privada e com órgãos governamentais. Agradecemos muito o convite que nos foi feito pelo governo de Israel, através da embaixada no Brasil. Isso faz com que a aproximação entre os povos seja uma forma de trilhar grandes soluções para o Brasil Central”.
Coronel Marcos Rocha, governador de Rondônia declarou; “Estou muito feliz de estar aqui com outros governadores e com uma grande comitiva do Consórcio Brasil Central para poder conhecer novidades e poder levar esse conhecimento aos nossos estados”.
Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins afirmou: ”Quero agradecer mais uma vez ao Consórcio Brasil Central por estar levando representantes de toda a região central e também do norte do Brasil para uma experiência de interação, de crescimento econômico, através do conhecimento de novas tecnologias e pesquisa”.
Marco Antônio Costa Júnior, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (DF), destacou: “(Israel) É um grande exemplo do que o Brasil pode se inspirar”.
O grupo esteve no Ministério das Relações Exteriores de Israel, onde participou de uma apresentação sobre as relações diplomáticas e comerciais entre Israel e os países da América Latina, além de dialogarem sobre as relações bilaterais históricas entre Israel e o Brasil.
Nos próximos dias, a programação segue com visitas técnicas e institucionais em diversas cidades israelenses. Na área agrícola, o secretário Jaime Café participará de uma visita ao Kibutz Zikim, acompanhando uma atividade de campo com o coordenador de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura de Israel, Daniel Werner. O foco será a troca de experiências sobre inovação no campo e práticas de agricultura familiar.