10.06.25 | Brasil
Federação Israelita do RS é alvo de manifestação antissemita
Uma manifestação antissemita exibindo cartazes de ódio ao povo judeu foi realizada nesta segunda-feira (9) em frente à sede da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS). Os manifestantes gritavam frases de ordem, pedindo o fim de Israel, e exibiam cartazes exaltando o terrorismo do Hamas. A FIRS divulgou nota afirmando que “a comunidade judaica gaúcha não se calará diante de atos de ódio”. “Seguiremos firmes na defesa da verdade, da coexistência e da paz. Sempre com orgulho da nossa identidade judaica”.
A FIRS ressalta que responsabilizar coletivamente judeus brasileiros pelas ações do governo de Israel é uma manifestação clássica de antissemitismo, reconhecida internacionalmente pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) – definição já adotada oficialmente pelo Estado do Rio Grande do Sul e pelo Município de Porto Alegre.
A Federação alerta para o crescimento alarmante do antissemitismo em todo o mundo, frequentemente disfarçado de ativismo político, e reforça que continuará vigilante e atuante na defesa dos direitos, da dignidade e da segurança da comunidade judaica gaúcha.
A manifestação teve origem em informações distorcidas sobre uma flotilha que pretendia furar o bloqueio israelense à Gaza e que foi impedida pelas autoridades israelenses. Os manifestantes, ao invés de se manifestarem diante de uma representação diplomática israelense, escolheram deliberadamente uma instituição judaica como alvo de seus atos, buscando intimidar a comunidade judaica gaúcha.