FIERJ repudia declarações antissemitas do presidente Lula - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

07.07.25 | Brasil

FIERJ repudia declarações antissemitas do presidente Lula

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) vem a público repudiar as declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta sexta-feira (4), durante encontro preparatório para a Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro, o presidente Lula acusou, novamente, Israel de promover um “genocídio” na Faixa de Gaza. Ele também criticou a ONU por afirmar que não tem sido capaz de criar um Estado Palestino e por permitir o que chamou de “genocídio” por parte do exército israelense.

Repudiamos veementemente o uso do termo “genocídio”. É uma acusação de extrema gravidade. O que acontece no Oriente Médio é uma guerra iniciada pelo terrorismo. Culpar reiteradamente Israel pela luta iniciada pela organização terrorista Hamas, que atacou impiedosamente civis em 7 de outubro de 2023, sequestrou pessoas e ainda mantém reféns, é promover, mais uma vez, um discurso que suscita ódio contra judeus. Entendemos que é antissemitismo! O palco do Rio de Janeiro deveria ter sido utilizado para diálogo de paz e não para estímulos de ódio.

Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ)


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação