21.07.25 | Mundo
Evento contra o terrorismo reúne CJL e autoridades argentinas
O Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), o Ministério de Segurança da Argentina e representantes de organizações judaicas argentinas participaram de ato em homenagem às vítimas do atentado à Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA).
O evento ocorreu no marco da Reunião Nacional do Conselho de Segurança da Argentina e reuniu ministros e autoridades de segurança de todo o país. Durante a jornada foram abordados temas vinculados à prevenção do terrorismo. A ministra de Segurança, Patricia Bullrich, destacou a importância do monitoramento como forma de prevenção contra novos ataques. “Na véspera do aniversário do atentado à AMIA trabalhamos sobre temas que nos permitem sair das áreas de impunidade”. “Este foi um ataque contra nosso país e é nossa responsabilidade prevenir para que não se repita. Vamos seguir trabalhando em novas medidas de prevenção ao terrorismo em nosso país", acrescentou.
Claudio Epelman, diretor executivo do CJL, disse: "Valorizamos que o Ministério de Segurança tenha sido convocado ao Conselho Federal para tratar o tema do terrorismo em uma data tão significativa. Que ministros de todas as províncias tenham assumido um compromisso ativo com a memória e a prevenção". Ele também observou que “a articulação entre organizações da sociedade civil e do Estado é uma chave na cadeia de resposta ao terrorismo internacional”.
O evento contou com a presença de autoridades do Ministério de Segurança, de ministros de Segurança das 24 províncias, chefes das forças de segurança federais e das polícias provinciais e representantes do CJL e das organizações judaicas DAIA e AMIA.