22.07.25 | Mundo
Porta-voz das IDFs lança livro sobre conflito com o Hamas
O major Rafael Rozenszajn, o primeiro porta-voz em língua portuguesa da história das Forças de Defesa de Israel (FDI), está lançando o livro "A guerra de narrativas", com prefácio do ministro do STF André Mendonça e pósfácio do presidente da CONIB, Claudio Lottenberg. A obra é publicada pelo Citadel Grupo Editorial.
O livro apresenta uma perspectiva detalhada sobre os bastidores da guerra midiática que se desenrola paralelamente aos combates na Faixa de Gaza.
Rafael Rozenszajn tem como ponto de partida o massacre de civis judeus promovido pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, no maior ataque antissemita desde o Holocausto. O ataque, marcado por crimes que incluíram violência sexual, decapitações, sequestros e assassinatos em massa, desencadeou não apenas a guerra em Gaza, como também abriu espaço para uma frente de combate silenciosa e igualmente destrutiva: a disputa pelo controle da narrativa.
No livro, o Major Rafael Rozenszajn, oficial das Forças de Defesa de Israel e porta-voz para a mídia em língua portuguesa, expõe os bastidores da guerra midiática e revela como a desinformação se tornou uma arma tão poderosa quanto um míssil.
Nascido no Brasil, o major Rafael Rozenszajn aborda questões de Direito Internacional e a atuação do grupo terrorista na Faixa de Gaza, além de destacar a importância do apoio das comunidades da Diáspora em um dos momentos mais difíceis da história do Estado de Israel.