CONIB vê retrocesso moral e diplomático na decisão do governo de retirar o Brasil da IHRA - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

28.07.25 | Conib em ação

CONIB vê retrocesso moral e diplomático na decisão do governo de retirar o Brasil da IHRA

A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) manifesta indignação diante da decisão do governo brasileiro de retirar o País da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), da qual atuava como membro observador desde 2021.

A medida representa um retrocesso moral e diplomático, enfraquece o compromisso internacional do Brasil com a preservação da memória do Holocausto e abre caminho para o enfraquecimento de esforços globais no combate ao antissemitismo. A decisão do governo brasileiro acontece em meio ao aumento vertiginoso dos casos de antissemitismo e ódio contra judeus no Brasil e no mundo.

A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) é o único fórum intergovernamental multilateral com foco exclusivo na educação sobre o Holocausto, na preservação da sua memória e no combate ao antissemitismo. A CONIB entende que a saída da IHRA, organização que há décadas promove educação, pesquisa e incentivo a criação de políticas públicas contra o antissemitismo e preservação da memória do Holocausto, mina a credibilidade do Brasil no tema do combate ao ódio e à intolerância.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação