29.07.25 | Brasil
CIP vai reunir trio internacional The 3 Cohens e São Paulo Big Band para celebrar os seus 90 anos
No dia 13 de agosto, a Sala São Paulo será palco de uma noite especial que une o jazz internacional à música brasileira em um Concerto Beneficente inédito. O trio internacional The 3 Cohens – formado pelos irmãos Anat, Avishai e Yuval Cohen – se apresenta pela primeira vez no Brasil ao lado da premiada São Paulo Big Band, marcando o início das comemorações dos 90 anos da Congregação Israelita Paulista (CIP).
O repertório foi cuidadosamente pensado para refletir o diálogo musical entre culturas, ritmos e emoções. No programa, clássicos como Garota de Ipanema e Insensatez, de Tom Jobim, Um a Zero, de Pixinguinha, e o klezmer tradicional Odessa Bulgar, ganham novos arranjos ao lado de composições autorais dos irmãos Cohen, como Shufla de Shufla, Footsteps & Smile. O set ainda inclui interpretações de Tiger Rag, eternizada por Louis Armstrong, e Armando’s Rhumba, de Chick Corea.
Um dos momentos mais surpreendentes da noite será a performance “a capella” do trio em Festive Minor e Blueport – dois temas de Gerry Mulligan – executadas de forma improvisada, sem arranjos fixos.
Após trajetórias solo de enorme sucesso, Anat, Avishai e Yuval Cohen mantêm o compromisso de se reunir periodicamente para criar juntos. Seu mais recente álbum, Interaction, lançado em 2025 com a alemã WDR Big Band, reforça essa vocação colaborativa, que se renova agora com a São Paulo Big Band em sua estreia no Brasil.
Entre os irmãos, Anat Cohen ocupa um lugar especial no coração do público brasileiro. Aclamada internacionalmente como clarinetista e saxofonista, Anat tem uma profunda relação com o Brasil: fala português fluentemente, estudou choro no Rio de Janeiro nos anos 2000 e já se apresentou ao lado de mestres como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e João Bosco. Dois de seus discos inspirados na música brasileira foram indicados ao Grammy, e ela levou o choro para o palco do Carnegie Hall. Avishai Cohen, trompetista de renome e vencedor do Prêmio Miles Davis no Festival de Montreal, é reconhecido por integrar influências mediterrâneas e sefarditas ao jazz contemporâneo. Já Yuval Cohen, saxofonista soprano, é referência no jazz de câmara e na educação musical em Israel, com sólida carreira como compositor e líder de banda.
Acompanhando o trio, a São Paulo Big Band – com seus 20 músicos de excelência e uma sólida presença feminina – adiciona brasilidade e potência ao espetáculo. Em seus projetos recentes, estão participações em festivais como The Town, a abertura do Berliner Festspiele e a série Encontros Históricos, com a Fundação OSESP.
Mais do que uma celebração institucional, o Concerto Beneficente representa o compromisso da CIP, maior comunidade judaica liberal da América Latina, com a arte como linguagem universal de diálogo e construção de pontes. Parte da renda obtida com os ingressos será destinada aos projetos sociais da instituição.
Os ingressos já estão à venda no site cip.org.br/concerto2025, com valores entre R$ 25,00 e R$ 400,00.
O Concerto Beneficente Internacional é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP), com patrocínio da CSN, Itaú, Bemol, C6 Bank, Rosset, Banco Safra, SmartStorage, Grupo Sifra, Osher, Isapa e Banco Daycoval com apoio da Miura e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.