30.07.25 | Brasil
Presidentes da CONIB e da Fisesp têm encontro com Santiago Peña em Assunção
Os presidentes da CONIB, Claudio Lottenberg, e da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Marcos Knobel, tiveram encontro no fim de semana, em Assunção, com o presidente paraguaio, Santiago Peña. A visita, a convite do presidente paraguaio, incluiu reuniões no Palácio Presidencial com ministros da Justiça, Finanças e outras autoridades, para debater futuras parcerias sociais e comerciais. A comitiva também participou da inauguração do Hospital General de Itapúa.
O encontro reforça a amizade e o alinhamento entre Paraguai, Israel e a comunidade judaica brasileira.
Em dezembro último, o presidente paraguaio foi a Israel para inaugurar a embaixada de seu país em Jerusalém, após anunciar a sua decisão de transferir a representação diplomática de Tel Aviv para essa cidade por considerá-la a capital do Estado judeu.
Nessa ocasião, Claudio Lottenberg integrou a comitiva do presidente paraguaio, a convite do próprio Santiago Peña, em uma viagem histórica a Israel. “Como o único brasileiro presente, testemunhei um momento que transcende a diplomacia convencional e lança luz sobre o papel central de Jerusalém como a capital indivisível e eterna do povo judeu. A inauguração da embaixada do Paraguai em Jerusalém é mais do que um gesto político — é uma afirmação inequívoca de respeito à História e à realidade do Oriente Médio contemporâneo”, disse Lottenberg sobre o momento.