26.08.25 | Mundo

Ministro israelense acusa Lula de antissemita e de “apoiador do Hamas”

“Após o Brasil, excepcionalmente, se abster de responder ao pedido de agrément do embaixador [Gali] Dagan, Israel retirou o pedido, e as relações entre os países agora são conduzidas em um nível diplomático inferior”, explicou, em comunicado, o Ministério israelense das Relações Exteriores. O ministério também observou que a “linha crítica e hostil que o Brasil tem demonstrado em relação a Israel” desde o massacre liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, “foi intensificada” por comentários do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado.

Nesta terça (26), o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, acusou o presidente Lula de antissemita e de "apoiador do Hamas”. A acusação foi feita através de uma publicação em português nas redes sociais do ministro, por meio da qual Katz também compartilhou uma imagem gerada por IA, em que o presidente brasileiro é retratado como uma marionete do aiatolá Ali Khamenei, do Irã, segundo noticiou a imprensa.

"Quando o presidente do Brasil, Lula, desrespeitou a memória do Holocausto durante meu mandato como ministro das Relações Exteriores, declarei-o persona non grata em Israel até que pedisse desculpas. Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA – o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel – colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel", escreveu Katz.

Ao final do dia, o Itamaraty divulgou nota, afirmando que o ministro israelense da Defesa profere 'ofensas inaceitáveis' a Lula. "Como ministro da Defesa, o senhor Katz não pode se eximir de sua responsabilidade, cabendo-lhe assegurar que seu país não apenas previna, mas também impeça a prática de genocídio contra os palestinos", diz a nota do Itamaraty.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação