27.08.25 | Mundo
Pintura roubada por nazistas durante a Segunda Guerra é encontrada na Argentina
Uma pintura do século 17 roubada pelos nazistas em Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial e que estava desaparecida havia décadas foi encontrada na parede de uma casa na Argentina, na sala de estar de uma das filhas de um ex-oficial nazista, segundo noticiou o jornal holandês Algemeen Dagblad (AD), que localizou o retrato, na segunda-feira (25).
Nesta terça (26), a polícia argentina invadiu a casa, na cidade costeira de Mar del Plata, como parte de uma operação de busca pelo retrato que se acredita ter sido saqueado há 80 anos de um colecionador judeu.
A obra Retrato de Dama, do pintor italiano Giuseppe Vittore Ghislandi (1655-1743), fazia parte da coleção do comerciante judeu Jacques Goudstikker, falecido em 1940 enquanto fugia dos nazistas. As mais de 1.100 peças da galeria dele em Amsterdã, incluindo obras de Rembrandt e Vermeer, foram compradas por valores muito inferiores ao que valiam por altos funcionários do regime nazista, entre eles Hermann Göring.
A pintura a óleo sobre tela acabou nas mãos de Friedrich Kadgien, um oficial nazista próximo a Göring e membro da organização paramilitar nazista conhecida como SS, que fugiu primeiro para a Suíça e depois para a América do Sul, estabelecendo-se na Argentina e falecendo em 1978 em Buenos Aires. Documentos de época indicam que ele acumulou diamantes e obras de arte por meio de extorsão em Amsterdã.