03.09.25 | Mundo
Israel lança o satélite espião Ofek 19: “Um olho nos nossos inimigos”, diz ministro
Israel lançou na noite de terça-feira (2) o satélite “Ofek 19”, com o objetivo de monitorar o espaço aéreo e transmitir dados e imagens de alta resolução para fins de inteligência e vigilância, segundo noticiou o Times of Israel. “O lançamento do satélite 'Ofek-19' é uma conquista do mais alto padrão global; é também uma mensagem para todos os nossos inimigos, onde quer que estejam”, comentou na plataforma X o ministro da Defesa, Israel Katz.
O Ministério da Defesa informou na manhã desta quarta (3) que a espaçonave entrou em órbita com sucesso, já começou a transmitir dados e passou por uma série de testes iniciais.
O satélite, que será usado para reconhecimento militar, foi lançado às 22h30 da base aérea de Palmachim, no centro de Israel, em iniciativa do Ministério da Defesa, em colaboração com as Forças de Defesa de Israel e as Indústrias Aeroespaciais de Israel.
Katz convidou as potências regionais para cooperarem com Israel no aproveitamento dessas capacidades "para um futuro melhor compartilhado para todos", ao mesmo tempo em que enfatizou que Israel continuará a investir pesadamente em programas espaciais e de satélite para fortalecer sua vantagem de segurança.
O lançamento chegou a assustar moradores de Tel Aviv e da região central de Israel, onde moradores acreditaram tratar-se de algum míssil interceptador.
Nos últimos dois anos, em meio à guerra em Gaza, grupos terroristas apoiados pelo Irã em toda a região dispararam centenas de mísseis balísticos e foguetes contra Israel, a maioria dos quais foi interceptada por sistemas de defesa aérea.