03.09.25 | Cultura
Unibes celebra 110 anos de história e Unibes Cultural 10 anos com mais de 30 atrações gratuitas e exposições inéditas em SP
A Unibes Cultural exibe ampla programação, que inclui shows, exposições, bate-papos, oficinas, feira de empreendedorismo e experiências culturais para todas as idades para celebrar seus 10 anos de existência e os 110 da Unibes, que comemorou a data no último mês de agosto – uma trajetória marcada pelo acolhimento de crianças, jovens, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social, da comunidade judaica e da comunidade maior, e pelo desenvolvimento de projetos voltados à autonomia e qualidade de vida.
As comemorações tiveram início no dia 1º de agosto com o show Sentidos da Terra, de Marcos Munrimbau, e seguem com uma intensa agenda que inclui a exposição sensorial de João Maia sobre as Paralimpíadas, oficinas de autoconhecimento, rodas de conversa sobre acessibilidade, encontros com autores, vivências em dança e capoeira, feira de empreendedorismo, workshop de Krav Magá, eventos voltados à ancestralidade e à culinária afetiva, além de concertos, como os da Mostra de Cordas Dedilhadas e do projeto Movimento Violão Novos Rumos.
Entre os eventos de destaque, está a exposição comemorativa de 110 anos da Unibes ‘Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações’, que entrou em cartaz para o público em 26 de agosto na Unibes Cultural, com visitação gratuita de quarta a domingo, das 12h às 19h. A exposição traz um mergulho visual na trajetória das três frentes da instituição — Social, Bazar e Cultural — com registros que ajudam a contar como a Unibes se reinventou ao longo das décadas sem perder sua essência de acolhimento e transformação.
Por meio de imagens e textos, a mostra revela marcos importantes de uma trajetória que começou no período da Primeira Guerra Mundial, quando imigrantes judeus chegavam à cidade de São Paulo em busca de um novo lar, e se expandiu para atender pessoas de diferentes origens e idades em situação de vulnerabilidade social, tanto da comunidade judaica, quanto da comunidade maior.
Como parte das comemorações, será lançado ainda neste ano um livro comemorativo reunindo, pela primeira vez, a trajetória das três Unibes em uma só publicação. A obra, em fase final de produção, trará fotos, marcos históricos e depoimentos sobre o impacto social e cultural da instituição desde sua fundação.
Para mais informações e programação completa acesse www.unibescultural.org.br