10.09.25 | Brasil
Câmara do RJ recebe exposição de fotógrafo israelense que retrata a ‘resistência’ do Mar Morto
Evento realizado nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, inaugurou a exposição fotográfica "Cores do Mar Morto", do renomado fotógrafo israelense Moshe Bernstein, uma iniciativa da Embaixada de Israel e da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), com apoio do vereador Flávio Valle, que representa a comunidade judaica no legislativo.
A exposição está no hall do Palácio Pedro Ernesto, e ficará em cartaz até esta quinta-feira (11). A programação é gratuita e pode ser conferida das 10h às 16h, no saguão do Palácio Pedro Ernesto.
Moshe Bernstein, de 26 anos, retrata em suas imagens "o processo de desaparecimento de um paraíso que definha diante dos olhos", transformando a arte em um convite à reflexão.
O vereador Flávio Valle (PSD), proponente da exposição na Câmara, ressalta a profundidade do trabalho: "Através de imagens que revelam a fragilidade e a força do Mar Morto, essa exposição nos lembra que há beleza mesmo naquilo que resiste ao tempo e à adversidade. E assim é a história do povo judeu, uma trajetória de resiliência, de reconstrução e de luz."
A mostra vai além da apreciação estética, levantando questões ambientais e culturais. Suzana Bennesby, vice-presidente e diretora de Eventos da FIERJ comentou: “Moshe consegue retratar ao mesmo tempo a beleza do Mar Morto e a dor de vê-lo diminuir a cada dia, sem que haja nada que possamos fazer diante da força da natureza."
A exposição "Cores do Mar Morto" é uma oportunidade única para o público carioca se conectar com a arte e refletir sobre a resiliência da natureza e da história, por meio das lentes sensíveis de Moshe Bernstein.
Serviço:
Exposição: "Cores do Mar Morto" – Moshe Bernstein
Local: Hall do Palácio Pedro Ernesto – Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº - Cinelândia)
Período: Até 11 de setembro de 2025
Entrada: Gratuita