22.09.25 | Mundo

Reino Unido, França, Canadá, Austrália, Bélgica e Portugal anunciam reconhecimento do Estado palestino; Netanyahu diz que isso não acontecerá

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu irritado à decisão de alguns países de reconhecer um estado palestino, afirmando que isso não acontecerá, porque a eventual criação colocaria em risco a sobrevivência de Israel e a medida favoreceria o Hamas, segundo noticiou a imprensa.

O Fórum de Reféns também criticou a iniciativa, afirmando que os países estão "fazendo vista grossa" para o grupo terrorista que ainda mantém 48 prisioneiros.

Argumentando que a medida marginaliza o Hamas e promove a paz, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e Portugal anunciaram no domingo seu reconhecimento formal de um estado palestino.

“Hoje, para reavivar a esperança de paz para os palestinos e israelenses, e uma solução de dois Estados, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina”, declarou o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em uma declaração em vídeo.

Ele insistiu que a solução de dois Estados “não é uma recompensa para o Hamas, porque significa que o Hamas não pode ter futuro, nenhum papel no governo, nenhum papel na segurança”.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, argumentou que o “atual governo israelense está trabalhando metodicamente para impedir que a perspectiva de um estado palestino seja estabelecido”.

E o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse que sua decisão reflete o “compromisso de longa data de Canberra com uma solução de dois Estados, que sempre foi o único caminho para a paz e a segurança duradouras para os povos israelense e palestino”.

Ele enfatizou que “a organização terrorista Hamas não deve ter nenhum papel no futuro estado palestino”.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação