24.09.25 | Mundo
“Reconhecer o estado palestino incentiva o conflito e premia o Hamas”, diz Trump na ONU
O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um apelo aos “que querem a paz" para que se unam para exigir o retorno imediato dos reféns que continuam em cativeiro em Gaza. Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (23), o presidente Trump disse que a atual onda de reconhecimentos do estado palestino representa uma aceitação das exigências do Hamas e premia o grupo terrorista, segundo noticiou o Times of Israel.
Trump disse estar "profundamente engajado" nos esforços para garantir um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Ele acusou o Hamas de obstruir todos os esforços para pôr fim à guerra, desencadeada pelo ataque terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023. “Infelizmente, o Hamas rejeitou repetidamente ofertas razoáveis de paz, E não podemos esquecer o dia 7 de outubro, podemos?”, questionou o presidente americano.
Trump também reafirmou a sua posição de que o Irã não deve ter armas nucleares e garantiu que os ataques americanos destruíram a capacidade de enriquecimento de urânio do Irã durante a guerra de 12 dias entre Israel e Irã em junho.