21.10.25 | Mundo
Mais três corpos de reféns chegam a Israel
Na noite de terça (21), o grupo terrorista Hamas entregou mais dois caixões a Israel com os restos mortais de Arie “Zalman” Zalmanowicz , 85, e Tamir Adar , 38, ambos dos moradores do Kibutz Nir Oz. Zalmanowicz, que foi sequestrado de sua casa por terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023 e assassinado em cativeiro e Adar era o vice-coordenador de segurança do kibutz e foi morto defendendo o kibutz dos ataques dos terroristas.
Na segunda-feira (20), o Hamas entregou a Israel o corpo do refém Tal Haimi, de 41 anos. Ele era chefe da equipe de defesa civil do Kibutz Nir Yitzhak, foi morto enquanto defendia sua comunidade em 7 de outubro de 2023 e seu corpo levado para a Faixa de Gaza. Haimi foi promovido postumamente ao posto de sargento-mor na reserva, segundo anunciaram as Forças de Defesa de Israel na manhã desta terça-feira (21).
Ele e outros membros da equipe de resposta rápida lutaram para impedir que os terroristas entrassem no kibutz, mas acabaram sendo mortos a tiros. Em dezembro de 2023, a família de Tal foi comunicada, com base em informações de inteligência, que ele havia sido morto em 7 de outubro e seu corpo levado para Gaza. Sua família realizou um funeral, mas aguardava seu corpo.
Haimi era pai de quatro filhos. Seu filho mais novo nasceu 7 meses após sua morte.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou, em comunicado, que Israel “compartilha a profunda dor da família Haimi e de todas as famílias dos reféns mortos”.
O gabinete reafirmou que o Hamas “é obrigado a cumprir seus compromissos com os mediadores e a devolver [os corpos restantes] como parte da implementação do acordo”. Treze corpos de reféns permanecem em Gaza.