22.10.25 | Mundo
Vance diz que EUA não pretendem enviar tropas para Gaza
Em visita a Israel, o vice-presidente dos Estados Unidos, James David Vance, mais conhecido como JD Vance, disse estar confiante no acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e advertiu que o desarmamento do Hamas não é negociável. Nesta terça (21), ele visitou um novo centro de coordenação e monitoramento do cessar-fogo em Kiryat Gat, no sul de Israel.
Vance visita Israel juntamente com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o principal conselheiro e genro de Trump, Jared Kushner. A visita tem como objetivo acompanhar o frágil cessar-fogo e garantir que todos os lados permaneçam comprometidos com o acordo para avançar para as próximas etapas do plano de paz.
A visita acontece depois de o presidente Donald Trump ter advertido que poderia enviar forças internacionais à Gaza para confrontar o Hamas por suas violações ao acordo de cessar-fogo. Após a declaração, Trump disse que esperaria mais um tempo para dar ao grupo terrorista uma chance de corrigir o curso.
“Estamos na primeira semana do histórico plano de paz do presidente Trump no Oriente Médio, as coisas estão caminhando e, francamente, melhor do que eu esperava”, disse Vance em coletiva de imprensa no centro de coordenação, segundo noticiou o Times of Israel.
Vance garantiu que os EUA não enviarão tropas para a Faixa de Gaza. Segundo explicou, o papel de Washington é o de "coordenar" o acordo em vigor, cabendo a Israel aprovar as forças que serão destacadas para Gaza.