03.11.25 | Mundo
Restos mortais de reféns chegam a Israel; outros seis continuam em Gaza
O Hamas entregou a Israel na noite de terça (4) os restos mortais de mais um refém: o do sargento Itay Chen, morto em combate no ataque terrorista de 7 de outubro de 2023, na área de Nahal Oz. Seu corpo foi levado para a Faixa de Gaza, juntamente com os de outros soldados mortos. Na madrugada desta quinta (6), o corpo do cidadão tanzaniano Joshua Loitu Mollel foi devolvido a Israel pelo Hamas. Os restos mortais de outros seis reféns ainda estão em Gaza.
Chen, de 19 anos, servia no 77º Batalhão da 7ª Brigada Blindada e foi morto em seu tanque na manhã de 7 de outubro de 2023, na área de Nahal Oz.
Na segunda-feira, as autoridades israelenses identificaram os restos mortais entregues pelo Hamas como pertencentes a três reféns - o coronel Asaf Hamami, o capitão Omer Neutra e o sargento Oz Daniel – mortos em combate nos ataques terroristas de 7/10.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse, na noite de domingo (2), que um dos corpos era o do soldado americano-israelense Neutra. Os pais do nova-iorquino confirmaram a informação pouco depois.
Trump disse a repórteres a bordo do Air Force One que conversou com os pais de Neutra após a notícia. "Eles estão abalados”, mas estamos felizes por termos conseguido (a liberação dos corpos)”.
O coronel Hamami, de 40 anos, era comandante da Brigada Sul da Divisão de Gaza. Ele foi morto em combate contra terroristas do Hamas na comunidade fronteiriça de Kibutz Nirim, em Gaza, na manhã de 7 de outubro de 2023, e seu corpo foi levado para Gaza.
Neutra, de 21 anos, era comandante no 77º Batalhão da 7ª Brigada Blindada e também foi morto enquanto lutava contra terroristas do Hamas na fronteira perto de Nirim durante o ataque.
Daniel, de 19 anos, servia no mesmo tanque que Neutra. Ele também foi morto em combate contra os terroristas.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu divulgou nota na segunda-feira (3) afirmando: “O governo de Israel partilha da profunda tristeza das famílias Hamami, Neutra e Daniel e de todas as famílias dos reféns mortos”, segundo noticiou o Times of Israel.
Na nota, o governo afirma que Israel está “determinado, comprometido e trabalhando incansavelmente” para trazer de volta os restos mortais dos reféns restantes para o sepultamento, acrescentando que o Hamas “é obrigado a cumprir seus compromissos com os mediadores e devolvê-los como parte da implementação do acordo”.