05.11.25 | Mundo

Candidato de origem muçulmana e com retórica anti-Israel vence eleição para a prefeito de Nova York

O candidato democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, foi eleito prefeito de Nova York, lar da maior comunidade judaica da diáspora, que desfrutou do apoio da prefeitura da cidade por gerações. Ele será o primeiro prefeito muçulmano de Nova York e o mais jovem em pouco mais de um século a administrar a maior cidade dos Estados Unidos.

Em seu discurso de vitória, Mamdani procurou tranquilizar a comunidade judaica nova-iorquina, afirmando que "não hesitará" na luta contra o antissemitismo. “Vamos construir uma prefeitura que se mantenha firme ao lado dos judeus nova-iorquinos e que não vacile na luta contra o flagelo do antissemitismo”, disse ele, segundo noticiou o Times of Israel.

Ele também acenou à comunidade muçulmana de Nova York: “Onde os mais de um milhão de muçulmanos saibam que têm lugar — não apenas nos cinco distritos desta cidade, mas também nos corredores do poder; Nova York não será mais uma cidade onde se possa propagar a islamofobia e vencer uma eleição”, advertiu.

A vitória de Mamdani representa uma mudança radical para os judeus de Nova York, onde, por muito tempo, considerava-se que os candidatos a prefeito da cidade precisavam ser pró-Israel para vencer eleições.

Ele derrotou o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa e substituirá Eric Adams a partir de 1º de janeiro de 2026. Mais de 2 milhões de nova-iorquinos votaram na eleição, que teve a maior participação em uma disputa para prefeito em mais de 50 anos, segundo a Junta Eleitoral da cidade.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação