06.07.22 | Inovação
ÁGUA
Apesar de sua geografia hostil, Israel transformou seu terreno árido em um canteiro de inovações, acessíveis ao mundo inteiro. Famoso pela sua produção de alto nível e por ter driblado a escassez de água, o país tornou-se referência na tecnologia agrícola.
Por estar situado em uma região árida e com grande escassez de água, o Estado de Israel precisou recorrer à tecnologia para sobreviver. O país se tornou referência em agricultura de precisão e líder mundial em agricultura em condições áridas. Graças ao uso dessa inovação criada a partir da necessidade.
Hoje, o tratamento e reuso da água são vitais para: o país ( 91% do esgoto são coletados e 80% dele são tratados e reutilizados para a agricultura na parte Sul de Israel). O sistema de irrigação por gotejamento, desenvolvido em Israel e responsável por fornecer água para 30% das lavouras do mundo. Em todo o país, há cinco plantas de dessalinização, que utilizam a água do Mar Mediterrâneo. Essas usinas abastecem 70% do consumo doméstico.
A tecnologia israelense já auxiliou por exemplo, em diferentes ocasiões, questões relacionadas ao problema da água no semiárido do Brasil.