Centro de História e Cultura Judaica do Rio de Janeiro lança a exposição virtual “Envelopes: Testemunhas Postais da História” - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

01.07.22 | Agenda

Centro de História e Cultura Judaica do Rio de Janeiro lança a exposição virtual “Envelopes: Testemunhas Postais da História”

O Centro de História e Cultura Judaica do Rio de Janeiro está lançando uma exposição inédita de envelopes de correspondências que revelam histórias dramáticas de um período dominado pelo nazismo. A exposição virtual “Envelopes: Testemunhas Postais da História” será lançada no dia 7 de junho através do site www.testemunhaspostais.com.br . O visitante poderá acessar correspondências de pessoas que, antes e durante a 2º Guerra, buscavam dar sinais de vida a parentes distantes e encontrar um refúgio possível em outros lugares. Os envelopes são acompanhados de fotos, vídeos e legendas, resultado de pesquisas que contextualizam e enriquecem a exposição.

A iniciativa tem como objetivo mostrar um aspecto pouco conhecido desse período, já que para a geração nascida no século XXI a correspondência postal é algo distante.

Com curadoria de Susane Worcman, a exposição apresenta 100 documentos postais que compõem o raro acervo de William Kaczynski, que ao longo de 25 anos se dedicou a reunir envelopes de judeus perseguidos, com o objetivo de preservar a memória do Holocausto. Durante a experiência virtual, o visitante será conduzido para um período em que episódios dramáticos afetaram a vida de milhões de pessoas.

O site também apresenta o livro original em inglês, “Fleeing From The Fuhrer – A Postal History of Refugees from the Nazis“, que foi o ponto de partida para a edição brasileira editada em 2019, para uma versão em áudio e para esta exposição.

Em 1939, William Kaczynski, ainda criança, e sua família fugiram da Alemanha para a Grã-Bretanha onde sua mãe, o irmão e ele ficaram detidos durante 10 meses em campos de refugiados por serem originários de países estrangeiros inimigos da Coroa. Anos depois, já como cidadão inglês, ao encontrar uma correspondência enviada por seu primo à sua mãe, ele teve despertado o interesse em reunir documentos semelhantes.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação