Habait Hayehudi é o novo site de relacionamento judaico - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Cláudia Moscovich

01.07.22 | Brasil

Habait Hayehudi é o novo site de relacionamento judaico

“A Torá e a Cabala consideram a relação de cada casal como parte de um processo que corrige o relacionamento de Adão e Eva, e com isto recebe a luz do amor de volta no mundo. Não se consegue amor verdadeiro por meio de dominação. É preciso respeito mútuo, reconhecimento do potencial de cada um, mesmo pensando diferente, e bastante generosidade”. O trecho, retirado do Livro Luz Infinita do Rabino David Aaron, inspirou o site de relacionamentos Habait Hayehudi (Lar Judaico). “Um site para judeus observantes serem apresentados a judeus observantes e para judeus não religiosos serem apresentados a judeus não religiosos”, diz a proposta. Cláudia Moscovich, responsável pelas entrevistas e apresentações, fala à CONIB sobre a iniciativa, as técnicas que criou para as avaliações, os resultados alcançados e as metas para o futuro.

“Nossos Schadchanim (casamenteiros ou apresentadores) são todos observantes e treinados pela minha técnica de apresentação online. Eles são escolhidos individualmente para fazer a sua apresentação com total sigilo, respeitando os aspectos particulares de cada candidato”, diz ela.

Quando foi criado o site Habait Hayehudi e como é feito o acompanhamento?

O site foi inaugurado em 10 de março de 2022. O acompanhamento é totalmente individual e sigiloso desde a entrevista, análise de perfil e preparação para o encontro presencial. Tudo com sigilo e intervenção caso seja necessário, com base em nossos princípios e técnicas de apresentação online.

Qual o número de inscritos e quantos estão se relacionando (namorando) e de quais países?

Em apenas quatro meses de funcionamento do site, temos quase 200 inscritos de vários países – Brasil, Israel, EUA, e alguns da América Latina -, mais de 20 casais formados e três deles com planos para casar em breve.

Quais os critérios usados para avaliar a afinidade de um casal – os candidatos precisam ter quantos pontos de afinidades?

Os critérios são subjetivos. Não há um número de afinidades pré-definidas. Mas dentro de uma análise de perfil o principal é terem interesses e objetivos em comum e quererem formar um lar judaico. Mas antes dessa avaliação, há uma busca dos candidatos pela “embalagem” como: aparência (altura) e idade. Muitas vezes, os candidatos não prestam atenção ao “conteúdo” e param de conversar por causa da aparência do outro e, assim, acabam perdendo a oportunidade de conhecer melhor a personalidade e as afinidades que tanto procuram num companheiro.

Após a inscrição no site, qual o próximo passo?

Feita a inscrição analisamos o potencial para apresentação e enviamos um e-mail agendando a entrevista para posterior análise de perfil. Tudo é feito com o máximo de sigilo e os candidatos não têm acesso a quem está inscrito.

Quais as metas do projeto?

O Habait Hayehudi é um site de apresentação que busca formar casais com o objetivo de se casarem e formarem um lar judaico. Nossa meta é formar um número cada vez maior de casais e promover casamentos judaicos.

O Habait Hayehudi funciona junto com o Projeto Zivug?

O Habait Hayehudi é um site bem individualizado e com abordagem profissional pra shiduch; diferente do projeto Zivug. Fui convidada para ajudar no projeto Zivug e fiquei lá por quase um ano onde implantei os processos e, depois, saí para seguir nessa abordagem de apresentação online de forma mais técnica e que está apresentando excelentes resultados. O Rabino Mordechai Guertzenstein é o responsável técnico pela Halachá (Lei Judaica) e eu cuido das apresentações e coordeno toda parte operacional junto aos inscritos. E contamos ainda com o apoio do Rabino Shie Pasternak.

Visite o site: https://habaithayehudi.com.br/

Inscrições em: https://habaithayehudi.com.br/inscricao/


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação