Judeus lembram Tishá BeAv, a data mais triste do calendário judaico - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Imagem ilustrativa – destruição dos templos

03.08.22 | Judaicas

Judeus lembram Tishá BeAv, a data mais triste do calendário judaico

Tishá BeAv, a data mais triste do calendário judaico, tem início ao entardecer do próximo dia 6 e termina ao anoitecer do dia 7. As três semanas que antecedem a data – do sábado 16 de julho até este domingo, 7 de agosto de 2022 – marcam um período de luto anual no qual é lembrada a destruição do Templo Sagrado e o início do exílio do povo judeu.

O período tem início no dia 17 do mês hebraico de Tamuz, data que marca a destruição das muralhas de Jerusalém pelos romanos em 69 da EC. Termina com o jejum de Tishá BeAv, dia 9 do mês de Av, data em que ambos os Templos Sagrados foram incendiados. Esta é também a data em que muitas outras tragédias aconteceram ao povo judeu.

Na refeição que antecede o jejum, como último alimento é ingerido um ovo mergulhado em cinzas simbolizando o luto. Sapatos de couro devem ser trocados por outros de borracha ou pano e recomenda-se sentar-se em assento baixo. O jejum tem início antes 40 minutos antes do anoitecer.

Veja mensagem do rabino Samy Pinto sobre a data(vídeo).


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação