03.08.22 | Brasil
Evento online vai reunir judeus do Norte e Sul do Brasil
Em parceria com o Instituto Marc Chagall do Rio Grande do Sul, o Movimento Marajó Sefardi e o jornalista e cineasta Sergio Lerrer promovem no dia 31 de agosto, às 19:30h (horário de Brasília) a “Live do Encontro – Judeus do Norte e Judeus do Sul” para discutir os desafios enfrentados pelas diferentes correntes imigratórias da comunidade judaica do País.
A Live é uma iniciativa do Movimento Marajó Sefardi, liderado pela historiadora Iria Chocron, que atualmente também coordena o grupo Hebraicos da Amazônia, e de Sergio Lerrer, que recentemente passou a produzir série de web “Judaísmo Ao Centro”, que abre espaço para histórias e visões judaicas de judeus brasileiros.
O evento pretende abrir um canal de comunicação direto entre comunidades judaicas que chegaram ao Brasil em diferentes situações e contextos, mas que têm em comum os mesmos objetivos e desafios de preservar sua memória, suas instituições, e passar seu legado às novas gerações.
No encontro serão discutidas questões sobre o trabalho de tombamento e resgate dos diversos cemitérios do Norte do País, bem como o fortalecimento da atividade do Instituto Marc Chagall no registro da memória dos judeus do Rio Grande do Sul, com a compilação de novos depoimentos das gerações nascidas no Brasil. Também serão discutidos aspectos sobre a origem destas comunidades e os desafios enfrentados para preservar a identidade judaica junto à sociedade maior.
Participarão do encontro Anne Benchimol, diretora do CIAM (Comitê Israelita do Amazonas), depositária do material histórico de seu pai, Samuel Benchimol, autor do icônico livro “Eretz Amazônia”; Ieda Gutfreind, pesquisadora da imigração judaica do sul; Rafael Bán Jacobsen, presidente do Instituto Marc Chagall. Haverá também apresentações musicais com Cláudio Levitan, cantor e compositor do sul, e também com outros músicos do Norte. A Live contará também com depoimentos de personalidades de ambas as regiões e será conduzida por Iria Chocron e Sergio Lerrer.
O evento poderá ser acompanhado pelas páginas do YouTube e Facebook do Instituto Marc Chagall, Marajó Sefardi, Judaísmo Ao Centro, com espaço aberto para interação pelo chat.