03.08.22 | Mundo
Ativistas lançam podcast para brasileiros que moram em Israel e comunidade judaica do Brasil
Os amigos e ativistas comunitários Fabio Szperling (Rolin), Sergio Finger (Moré) e Gerson Lerner (Melão) decidiram criar um podcast para falar sobre Israel para brasileiros que moram nesse país e para a comunidade judaica do Brasil. Em conversa com a CONIB, Fabio Szperling falou sobre como nasceu o podcast Oyvavoy, como funciona e qual o público alvo.
“Temos um grupo de amigos no whatasap que moram no Brasil e em Israel. Neste grupo, noticias muito particulares do dia a dia de Israel são trocadas e histórias muito boas apareciam diariamente. Com o passar do tempo e popularização das plataformas como zoom, percebemos que um bate-papo poderia ser feito sobre estas noticias, que aquele conteúdo poderia servir para outras pessoas. Dai surgiu a ideia de um programa leve, descontraído e informativo sobre Israel. E o Oyvavoy foi criado. A expressão em iídiche, engraçada e conhecida pela comunidade judaica no Brasil e utilizada em Israel, foi o nome para unir as duas pontas. E o mote do programa – “Tudo que você quis saber sobre Israel e nenhum israelense teve paciência para te explicar” – além de brincar com esta característica israelense, tem uma cara brasileira, pois nós explicamos e trocamos ideias, colocando o cotidiano de Israel em primeiro lugar. O programa é feito para quem quer saber sobre Israel e não mora lá, bem como para quem mora e não entende (principalmente os que estão chegando) o que Israel pode oferecer. Dessa forma, nós preenchemos uma lacuna”.
Como funciona o podcast?
“O programa é estruturado da seguinte forma:
– Destaques iniciais – As notícias do que ocorreu em Israel na semana, de fatos políticos e até histórias peculiares como a invasão de javalis nas ruas de Haifa por causa da pandemia e a briga de gangues em uma cidade beduína ao sul de Tel Aviv.
– Convidado – Trazemos um convidado para contar sua história para gente, geralmente um brasileiro que mora em Israel . Também queremos trazer pessoas que tenham alguma ligação com o pais e não necessariamente morem lá. Já trouxemos uma soldada, uma professora para falar sobre o Holocausto, uma profissional de turismo, que dá dicas no Instagram, uma escritora que mora em um moshav no deserto do Neguev e uma empreendedora que abriu um food truck de comidas brasileiras em frente à praia .
– Musica – Trazemos uma musica que toca nas rádios de Israel para o Serginho Finger nos falar a respeito. Ele conta a história da música e da banda, sempre um assunto legal.
– Tecnologia – O Gerson Lerner costuma trazer uma notícia de tecnologia, algo relacionado ao mundo das startups israelenses , que sempre atraem a atenção.
– E, por fim, dicas culturais para o fim de semana em Israel, sempre algo interessante para fazer ou ver. Também falamos do mundo judaico em geral”.
Como está sendo recebido o programa?
A recepção tem sido boa. Temos páginas no Facebook (com imagem) e no Spotify (com áudio). O pessoal que nos escuta, interage conosco por estes canais bem como pelo nosso email: oyvavoy.podcast@gmail.com e nos dá feedback, sugestões e envia comentários. Tem sido bem legal.
O programa atinge todas as idades, sendo o principal grupo, pessoas entre 35 a 55 anos que tem envolvimento com Israel.
Nossa meta é ser aquilo que nos propusemos: um canal informativo, com conteúdo e descontração , sobre Israel. Queremos também dar voz aos brasileiros que moram em Israel, desmistificando o assunto aliá e, por fim, aproximar, por uma hora semanal, o “Meu Deus do Céu!” com o “Oyvavoy”.
Acesse o podcast pelos links:
https://www.facebook.com/oyvavoy.podcast
https://open.spotify.com/show/6Y21i4hlzyZieez5OTlExP?si=8996bc5689ef445b