19.10.22 | Brasil
Projeto Memória Religiosa de Natal cria parceria com Centro Israelita para preservar acervo bibliográfico
O Departamento de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estabeleceu parceria com o Centro Israelita do Rio Grande Norte (CIRN) para desenvolver um trabalho de seleção e catalogação do acervo bibliográfico da instituição e colaborar com a implantação das informações em um sistema de gestão de bibliotecas.
O Projeto de Extensão da Memória Religiosa da Cidade de Natal, coordenado pela professora Irene van den Berg, começou a ser implantado na quinta-feira (13).
A iniciativa tem curadoria e organização do CIRN e o projeto será desenvolvido em etapas. A primeira ação contará com a ajuda de alunos e voluntários que irão realizar ações de organização e seleção do acervo do CIRN.
Na segunda etapa, o bibliotecário Sebastião Lopes Neto fará um levantamento do acervo para capacitar membros do projeto e da comunidade para realizar o processo de catalogação e organização do acervo, além da implantação e gestão de um sistema digital para a biblioteca do CIRN.
Na terceira e última etapa, será realizado o processo de pesquisa e curadoria de acervo do patrimônio material religioso do CIRN, catalogando objetos correspondentes às diversas materialidades da religião e relacionando-as com as memórias e identidades da comunidade local.