02.02.23 | Cultura
Última parte do documentário “Shoah” será exibida nesta quinta-feira na Unibes Cultural
Para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Unibes Cultural está exibindo o documentário “Shoah”, obra-prima de Claude Lanzmann, com entrada franca. A iniciativa é da StandWithUs Brasil, do Memorial do Holocausto de São Paulo, da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), e da Federação Israelita de São Paulo (FISESP), com apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo e da Unibes Cultural.
O documentário tem 540 minutos de duração e demorou mais de dez anos para ser realizado. A exibição, dividida em quatro partes, começou na segunda (30) e termina nesta quinta-feira (2).
O lançamento contou com as presenças de mais de 90 pessoas, entre elas Sergio Napchan, diretor da CONIB, Denise Antão, presidente da Unibes, Sarita Mucinic Sarue, coordenadora educativa do Memorial do Holocausto de São Paulo, André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil, Jacques Griffel, secretário-geral da FISESP e sr. Gabriel Waldman, sobrevivente da Shoah.
"Shoah" é um documentário sobre o Holocausto, no qual não há uma única imagem de arquivo. Considerado o mais importante filme sobre o tema, "Shoah" passa por 14 países e exibe entrevistas com vítimas e algozes, para mostrar, como nenhum outro, detalhes da máquina de morte nazista.
Claude Lanzmann (1925-2018), durante a adolescência, fez parte da Resistência Francesa, movimento civil contra a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Foi diretor da revista "Les Temps Modernes", fundada por Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Realizou seu primeiro documentário sobre Israel "Por que Israel", em 1973, trabalho que o levou a buscar respostas sobre detalhes do que aconteceu durante o Holocausto. A partir do tema, dirigiu o aclamado documentário "Shoah" e outras obras, como "Sobibor" (2001) e "O relatório Karski" (2010).
Com mais de nove horas de duração, o filme está sendo exibido às 19h30 na Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo - SP
A entrada é franca e sujeita à lotação da sala. Garanta seu ingresso online pelo Sympla: https://bit.ly/shoah_claude_lanzmann