CONIB se solidariza com famílias de vítimas do terremoto na Turquia e na Síria - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

08.02.23 | Mundo

CONIB se solidariza com famílias de vítimas do terremoto na Turquia e na Síria

Em mensagem às embaixadas da Turquia e da Síria, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) lamenta a tragédia que vitimou milhares de pessoas, nesta segunda-feira (6), se solidariza com as comunidades turcas e sírias que vivem no Brasil e com as famílias das vítimas nesses países. A CONIB acompanha com grande preocupação as informações sobre a tragédia, se solidariza com as comunidades no Brasil e com as famílias que perderam seus entes queridos e manifesta esperança de que as equipes de socorro consigam resgatar mais pessoas com vida. Também espera que a população consiga superar a tragédia e possa reconstruir suas vidas, apesar da dor pelas perdas sofridas.

Israel enviou ajuda humanitária à Síria e à Turquia uma equipe de 150 especialistas em operações de resgate para ajudar nas buscas aos sobreviventes do terremoto que atingiu a região na segunda-feira (6), apesar de não manter relações diplomáticas com a Síria. A equipe de especialistas, que já atuou em outras situações semelhantes, como no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010, chegou à Turquia nesta terça-feira (7). A ajuda humanitária à Síria foi enviada nesta quarta (8). Além da equipe de especialistas, Israel enviou um grupo de médicos, suprimentos, remédios e barracas para atendimento aos feridos, segundo noticiou a imprensa israelense. As Forças de Defesa de Israel (IDFs) divulgaram nota informando que as equipes estão preparadas para enfrentar o inverno rigoroso na região e farão o possível para salvar vidas e ajudar a população dos países.

O governo brasileiro também anunciou que vai enviar uma missão humanitária para a Turquia. A equipe é composta por 42 pessoas, sendo a maioria bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de médicos e integrantes da Defesa Civil.

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria nesta segunda-feira é considerado o pior já ocorrido na região, com tremores sentidos no Líbano, Israel, Chipre e até na Groenlândia, de acordo com dados do Instituto Geológico Dinamarquês divulgados na imprensa.

Veja como ajudar através dos links abaixo:
https://doar.acnur.org/page/ACNURBR/doe/terremoto-turquia-siria
https://doe.msf.org.br/inicio/?utm_source=Redirect&utm_medium=SiteConteudo&utm_campaign=botaodoeagora&utm_content=7014Q000002lPR2QAM#Doacoes 

Instituto Pelo Diálogo Intercultural, antigo Centro Cultural Brasil-Turquia, que conta com apoio da comunidade turca no Brasil, se mobilizou para ajudar as famílias das vítimas do terremoto e disponibilizou uma conta para receber doações. A transferência das arrecadações será feita para instituições civis que estão atuando nas regiões afetadas, como o Ahbap. Seguem os dados para depósito/PIX:
Conta do Instituto pelo Diálogo Intercultural
Banco Digital CORA
AG. 0001
CC: 1503963-0
PIX/CNPJ: 13.815711000166
Identificar o depósito com termo “Terremoto-Turquia”


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação