28.02.23 | Mundo
Em fórum internacional, presidente da CONIB defende valores e se compromete a continuar atuando pela defesa do Estado de Israel
Em discurso no segundo e último dia do fórum internacional Global Coalition for Israel, em Jerusalém, o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, falou sobre a comunidade judaica brasileira, a acolhida dos judeus no Brasil, a história da instituição que lidera e seu empenho na luta pela preservação dos valores judaicos e contra o antissemitismo e o discurso de ódio nas redes sociais.
“Na CONIB olhamos para o todo e nosso desafio e missão sempre foi buscar objetivos comuns para nossa gente, mas com independência, alicerçados nos pilares que consideramos primordiais, que são a luta contra o antissemitismo - que tem aumentado a níveis perigosos ultimamente -, pela preservação da memória do Holocausto, para que nunca seja esquecido, e pela defesa do Estado de Israel”. A nossa agenda inclui a luta para garantir a liberdade de expressão, conforme consta em nossa Constituição, mas com o devido respeito aos limites previstos em lei e para que isso não afete o direito e a segurança do outro”, destacou.
Lottenberg defendeu ainda o respeito aos valores democráticos e se comprometeu a continuar atuando para promover e estreitar os vínculos do Brasil com Israel. “É agindo como tal que perpetuaremos nossa legitimidade como porta-voz oficial da comunidade judaica no Brasil e no mundo”.
Pela manhã, Claudio Lottenberg e os demais membros da delegação brasileira - os diretores da instituição Sergio Napchan, Oscar Jaroslavsky, Luiz Kignel e Sebastian Watenberg, o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, e Andre Lajst, presidente-executivo do StandWithUs Brasil - se reuniram com o ministro da Diáspora, Amichai Chikli, com quem conversaram sobre as preocupações com o avanço do antissemitismo no mundo. E, no dia anterior, a delegação teve encontro com David Atar, que atuou como primeiro-secretário na embaixada israelense no Brasil.