30.05.23 | Mundo
Revista traz entrevista com autora de livro sobre esquema para salvar crianças judias durante a ocupação nazista na Holanda
Matéria de Larissa Beani na revista Galileu traz entrevista com a escritora holandesa Elle van Rijn, autora do livro "Órfãos de Amsterdã", sobre um grupo de educadoras que ajudou a salvar mais de 600 crianças judias durante a Segunda Guerra. No livro, a escritora relata como as funcionárias de uma creche se organizaram para montar um esquema de resistência e sobrevivência durante a invasão nazista da Holanda, em maio de 1940. O local acabou se tornando uma via para que crianças judias fossem salvas. Assim que os pais eram convocados a se apresentar em campos de concentração, eles deixavam os filhos pequenos com as cuidadoras, que então formavam uma rede que levava essas crianças para famílias não judias que aceitavam protegê-las. Esse projeto de resistência salvou cerca de 600 bebês até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Na entrevista, a autora conta como conheceu a cuidadora judia Betty Goudsmit-Oudkerk, que foi uma das principais funcionárias a contribuir para o resgate dessas crianças. Antes de morrer aos 96 anos, em junho de 2020, ela conversou com Elle van Rijn e contou detalhes de como funcionou o esquema para salvar crianças. “Órfãos de Amsterdã” foi lançado no Brasil em janeiro de 2023, pela editora Melhoramentos.