21.08.23 | Notícias
Matéria na BBC destaca a história de Philippson, a primeira colônia de judeus do Brasil
Matéria de Edison Veiga, na BBC, aborda a história de Philippson, a primeira colônia de judeus do Brasil instalada, no início do século XX, numa fazenda em Santa Maria (RS). A comunidade inicial era formada por 148 pessoas, de 38 famílias, entre eles russos, lituanos, estonianos, ucranianos, bielorrusos, moldávios e romenos, que fugiam das políticas antissemitas do império russo, disseminadas depois da ascensão de Alexandre 3º (1845-1894) e mantidas por seu filho Nicolau 2º (1868-1918).
Naquela época, eram constantes os pogrons, ataques deliberados a casas, empresas e centros religiosos de judeus. E tal violência era incentivada pelo imperador russo, que pretendia ver toda a região convertida à Igreja Ortodoxa.
Esses judeus buscavam encontrar, do outro lado do Atlântico, uma terra acolhedora, onde pudessem trabalhar e estabelecer raízes. Esses refugiados judeus emigraram para a América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e do Sul (Argentina e Brasil).
Com apoio da organização Jewish Colonisation Association — mais conhecida pelas siglas JCA ou ICA —, eles tiveram treinamento por cerca de um ano e meio para se preparem para a vida nova e se instalaram numa antiga propriedade rural no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, a Fazenda do Pinhal, onde desenvolveram a agricultura e a pecuária.