12.03.24 | Brasil
MIS tem exposição inédita sobre o Holocausto e a vida de Julio Gartner
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) inaugurou em 9 de março uma exposição inédita sobre o Holocausto. A mostra, que vai até o dia 21 de abril, é inspirada na história de Nicholas Winton (1909-2015), o britânico que salvou quase 700 crianças judias da morte nas mãos de tropas nazistas.
A mostra se divide em dois momentos: o primeiro recorre à história do polonês radicado no Brasil Julio Gartner (1924-2018) para recontar o massacre dos judeus ao longo da Segunda Guerra. No segundo, destaca figuras que colocaram a própria vida em risco para ajudar a salvar judeus do Holocausto.
Dividida em dois pavimentos, a mostra segue padrão comum ao museu, com ampla cenografia e uso de vídeos e fotos. Em um dos ambientes, serão homenageadas sete pessoas que arriscaram suas vidas para salvar judeus. Entre eles o alemão Oskar Schindler (1908-1974), cuja célebre história é contada no filme “A Lista de Schindler”, de 1993. Há ainda a biografia da brasileira Aracy Guimarães Rosa, que ajudou judeus a emigrarem para o Brasil enquanto trabalhava no Consulado Brasileiro em Hamburgo, e de Nicholas Winton, uma das inspirações para a mostra, e que será interpretado por Anthony Hopkins na cinebiografia 'One Life', com previsão de lançamento para março.
A mostra está aberta ao público de terça a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 20h e domingos e feriados das 10h às 18h. Saiba mais acessando o link: https://mis-sp.org.br/exposicao/a-tragedia-do-holocausto-a-vida-de-julio-gartner/