18.03.24 | Mundo

Banco Federal da Alemanha reconhece envolvimento com o regime nazista

O Deutsche Bundesbank, o Banco Federal da Alemanha, sucessor do Reichsbank, reconheceu o seu envolvimento com o regime nazista, financiando os projetos de guerra do regime de Adolf Hitler e atuando na exploração, expropriação e confisco de bens e dinheiro dos judeus, principalmente, enviados para campos de concentração, segundo noticiou o site Deutsche Welle. Em documento divulgado na sexta-feira (15), o Deutsche Bundesbank se comprometeu a nunca mais permitir ser usado dessa forma.

A posição do banco foi divulgada após a divulgação de um estudo sobre a história dos bancos centrais na Alemanha entre 1924 e 1970. Os resultados mostram que o Reichsbank desempenhou um papel significativo no funcionamento do regime nazista entre 1933 e 1945.

O banco ajudou a financiar armamentos para a guerra e permitiu a exploração financeira dos territórios ocupados pela Alemanha, bem como o registo e processamento de bens confiscados. Os investigadores descobriram que o banco estava profundamente envolvido no confisco, expropriação e venda de bens que pertenciam a judeus. O Reichsbank chegou a movimentar ouro e moeda estrangeira retirados dos assassinados nos campos de concentração e extermínio.

"O Reichsbank agiu como um fantoche voluntário e receptor de bens roubados no contexto do Holocausto financeiro", disse Albrecht Ritschl, professor de história econômica na London School of Economics, um dos dois principais historiadores contratados para realizar o estudo, de acordo com o Deutsche Welle.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação