26.03.24 | Mundo
No mundo acadêmico, posições pró-Palestina flertam com antissemitismo, diz revista francesa
Matéria divulgada pelo site UOL cita análises de revistas francesas, que afirmam que, no mundo acadêmico francês, posições pró-Palestina flertam com antissemitismo.
A revista francesa Le Point fala de "contágio antissemita" nos meios acadêmicos e destaca o caso que aconteceu na Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris), no dia 12 de março, quando ativistas "pró-Gaza" invadiram um dos anfiteatros da faculdade, abriram grandes bandeiras palestinas e bloquearam a entrada de uma aluna, membro da União dos Estudantes Judeus da França (UEJF).
A UEJF apresentou denúncia por "incitação ao ódio e à discriminação". Por sua vez, a Sciences Po abriu investigação administrativa, reconhecendo, à revista, que "várias linhas vermelhas foram ultrapassadas".
De acordo com o texto, Le Point entrevistou vários estudantes e professores que dizem não reconhecerem mais a Sciences Po, que está passando por profundas mudanças. "Durante vários anos, a fábrica de criação de 'elites'" na França, "foi infiltrada por uma minoria de esquerda radical, barulhenta, organizada e hiperativa", diz a revista.
O clima tumultuado se reflete nas aulas. Cursos que abordam a história dos genocídios se transformam inevitavelmente em um debate sobre Gaza, lamenta a publicação.