17.04.24 | Mundo
“Decepcionante”: embaixador de Israel no Brasil sobre resposta do Itamaraty aos ataques do Irã
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, manifestou decepção em relação ao posicionamento do Brasil sobre os ataques do Irã a Israel, divulgado no dia 14 de abril. Em entrevistas, Zonshine afirmou que esperava mais do Itamaraty.
À GloboNews, o embaixador afirmou que “a expectativa é pelo menos ouvir qualquer condenação [...] Infelizmente, não ouvimos nenhuma nesta mensagem do Itamaraty. Isso é uma coisa [que nos deixa] um pouco desapontado, a palavra do Itamaraty".
"Nós esperávamos algo mais decisivo [do Itamaraty]. Vamos dizer, uma condenação de um ataque desse porte contra Israel. E não aconteceu. Você viu o anúncio e não é algo que condena esse ataque. Nós achamos que é decepcionante que não seja uma clara condenação da situação”, disse em entrevista à Folha de S.Paulo.
Na mesma entrevista, Zonshine afirmou que esperava um posicionamento diferente porque o ataque havia sido anunciado anteriormente, sem margens de dúvida sobre sua autoria. "O Brasil se define como um país que defende a paz e a resolução de conflitos de forma pacífica. E quando existe um ataque desse porte, direto, óbvio, nenhuma situação pouco clara... então a expectativa era ouvir de uma forma mais clara”, disse o embaixador à reportagem.