17.07.24 | Mundo
Exposição em Berlim homenageia as mulheres que lutaram contra o nazismo
Qual o papel das mulheres na luta contra o nazismo na Alemanha? Refletindo sobre essa questão, as artistas plásticas Hannah Goldstein e Claudia Balsters resolveram criar a exposição “Mulheres na resistência" para mostrar o papel desempenhado pelas mulheres na oposição ao regime de Hitler, de acordo com matéria de Kristina Jovanovski e Lucy Davalou no site Euronews. A exposição vai até 8 de setembro e pode ser vista na Casa Willy Brandt, na sede do Partido Social Democrata em Berlim.
Para Hannah Goldstein, “as histórias das mulheres sempre foram consideradas menos importantes do que as dos homens e há muitas razões para avaliarmos sobre o porquê, uma delas é que são os ‘vencedores’ que relatam a história e, esses, costumam ser homens brancos que contam seus próprios feitos”.
A exposição “Mulheres na resistência" reúne fotos, relatos, documentos e vídeos que mostram a história da luta feminina contra o nazismo.
Uma das pioneiras dessa luta é Annedore Leber, viúva de Julius Leber, um político do SPD e combatente da resistência que foi executado pelos nazistas. Juntamente com Willy Brandt, Annedore Leber produziu e publicou literatura sobre a resistência alemã na década de 1950.
Claudia Balsters destacou que alguns visitantes ficaram surpresos ao verem os nomes de mulheres de sua família entre as incluídas na exposição. E “talvez se tenham questionado sobre o seu próprio papel na sociedade”, diz ela.
As artistas consideram a exposição importante e oportuna, uma vez que esculturas e memoriais do Holocausto têm sido alvo de ataques na Alemanha. No início deste mês, uma placa que recorda a deportação de judeus na cidade foi vandalizada com grafite.
Assista ao vídeo da exposição: https://pt.euronews.com/video/2024/07/17/berlim-exposicao-recorda-as-mulheres-que-lutaram-contra-os-nazis