30.07.24 | Mundo
Judoca argelino se recusa a enfrentar atleta israelense e é desclassificado nos Jogos Olímpicos de Paris
O judoca argelino Messaoud Redouane Dris desistiu, no último domingo ((28), da disputa da categoria até 73 quilos nos Jogos Olímpicos de Paris para não ter que enfrentar o israelense Tohar Butbul, que, na ausência de seu rival, foi declarado vencedor.
"Não podemos justificar o excesso de peso de Dris", disse a Federação Internacional de Judô (IJF) nesta segunda-feira (29), anunciando uma investigação sobre o caso e lamentando que os atletas sejam frequentemente afetados por questões políticas de seus países, segundo noticiou a imprensa.
"Esse tipo de comportamento não tem lugar no mundo do esporte", afirmou o Comitê Olímpico de Israel sobre o caso de Messaoud Dris, que descreveu como uma ‘retirada’ e não uma desqualificação, de acordo com matéria na Folha de S.Paulo.
O Comitê Olímpico Argelino, que não reconhece o Estado de Israel como algumas nações árabes e muçulmanas, não quis comentar o caso.
Também no último domingo, o marroquino Abderrahmane Boushita deixou rapidamente o tatame sem parabenizar seu oponente israelense, Baruch Shmailov, pela vitória, contrariando a prática usual guiada pelo espírito esportivo.