31.07.24 | Mundo
França investiga ameaças de morte e antissemitismo contra atletas de Israel
A Justiça francesa abriu investigação para apurar ameaças de morte recebidas por três atletas da equipe olímpica de Israel, segundo informou no domingo (28) o Ministério Público de Paris.
A investigação de e-mails enviados a esses três atletas está a cargo da unidade de combate ao ódio on-line, segundo a procuradoria da capital francesa. Agentes da Brigada de Repressão a Crimes contra Pessoas são os responsáveis pelo caso, segundo noticiou a Agência EFE em matéria publicada no site AJN1.
Antes do início dos Jogos Olímpicos, o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, alertou seu homólogo francês, Stéphane Séjourné, para o risco de “ataques terroristas” contra atletas e turistas israelenses por parte de “grupos iranianos e outras organizações terroristas” durante as Olimpíadas de Paris.
A França decidiu reforçar a segurança em torno da delegação israelense, mantendo equipes do corpo de elite da polícia francesa em todas as apresentações dos atletas de Israel.
“Incitamento à discriminação” em jogo Israel-Paraguai
A promotoria de Paris também abriu investigação em coordenação com outras autoridades para apurar relatos de “incitamento à discriminação e ao ódio racial”, que inclui o registro de um homem fazendo gestos antissemitas durante partida de futebol entre Israel e Paraguai, no último sábado (27), segundo noticiou a CNN.
Durante a partida, uma faixa “com mensagem política foi exibida e gestos antissemitas foram feitos”, segundo informou a organização da Olimpíada de Paris em comunicado.
As autoridades francesas reafirmaram que condenam veementemente esses atos e que irão investigar o caso. “(A organização dos Jogos) Paris 2024 está empenhada em combater todas as formas de discriminação, que contrariam os valores olímpicos e paraolímpicos. Gostaríamos de lembrar a todos que os Jogos são um momento de harmonia e tolerância”, diz o comunicado.