20.08.24 | Mundo
Israel recupera os corpos de seis reféns mantidos em Gaza
As Forças de Defesa de Israel (IDFs) recuperaram os corpos de seis reféns na região de Khan Younis, no sul de Gaza. As famílias de Yagev Buchshtab (35), Alexander Dancyg (75), Avraham Munder (78), Yoram Metzger (80), Nadav Popplewell (51) e Chaim Perry (79) foram informadas, segundo anunciaram as IDFs.
De acordo com matéria de Emanuel Fabiano no Times of Israel, todos os seis foram levados vivos em 7 de outubro; Avraham Munder foi encontrado morto no túnel de Khan Younis junto com os corpos de Alex Dancyg, Yagev Buchshtav, Chaim Peri, Yoram Metzger e Nadav Popplewell.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enviou condolências às famílias dos seis e agradeceu aos soldados e comandantes do exército e do Shin Bet pela operação “determinada” que levou à recuperação.
“O Estado de Israel continuará a fazer todos os esforços para devolver todos os nossos reféns — tanto os vivos quanto os mortos”, disse Netanyahu, em meio a acusações implacáveis de que ele não estava fazendo o suficiente para garantir um acordo de reféns.
O Ministro da Defesa, Yoav Gallant, saudou a operação “ousada e perigosa” e disse que ele também compartilha a dor das famílias. Disse que a ação foi uma comprovação da “liberdade de operação” que Israel alcançou na Faixa e prometeu continuar até que o Hamas seja derrubado e todos os reféns sejam devolvidos.
De acordos com dados de agências de notícias, dos 251 reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, no sul de Israel, 71 estariam vivos e mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza,. Outros 34 são considerados mortos e seus corpos ainda estariam no território palestino.
O Fórum das Famílias dos Reféns reforçou o apelo ao governo para concluir um acordoque permita a libertação de todos os reféns que estão sendo mantidos em Gaza pelo grupo terrorista Hamas, baseado em Gaza. “O governo israelense, com a assistência de mediadores, deve fazer tudo ao seu alcance para finalizar o acordo atualmente em negociação", afirmou a organização.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está no Oriente Médio esta semana tentando garantir um cessar-fogo em Gaza e um acordo para a libertação dos reféns.